quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Fitoterapia em Animais - Matéria que escrevi para a 29ª Edição  da Revista Mais Ibiúna, em Fevereiro/15.

As fotos desta matéria são das minhas lindas Meninas, Tutty, Mel e Peteca. 



Olá, todo mês contamos um pouco da Fitoterapia, escrevendo sobre de sua história, e também das Ervas Medicinais. Este mês falaremos um pouco sobre a utilização das Ervas no tratamento de animais, nossos Pets.
A Fitoterapia é um tratamento* e prevenção de doenças com a utilização das Plantas e Ervas Medicinais. Sua ação vem dos princípios ativos existentes nas plantas. De todas as Ervas utilizadas para humanos, apenas 1% (um) é utilizada na medicina Veterinaria.
Os animais respondem tão bem ao tratamento com fitoterápicos,  como os seres humanos – para isto é importante fazer o tratamento com profissional habilitado, que trabalha com plantas medicinais através do conhecimento da ação dos princípios ativos presentes nas plantas e de sua toxicidade. A produção de medicamentos fitoterápicos veterinários atualmente tem os mesmos parâmetros de controle que se encontra nos medicamentos fitoterápicos registrados pela ANVISA para uso humano.
Ainda existe o preconceito de sua utilização, pela falta de conhecimento e utilização de forma incorreta.


Vantagens da Fitoterapia:
1.   Custo baixo
2.   Não contém nenhum produto químico. Somente seu princípio ativo.
3.   Poucos efeitos colaterais
4.   Ajuda a curar e prevenir inúmeras doenças
Os Fitoterápicos agem de maneira mais branda no organismo dos animais, e é uma alternativa aos produtos alopáticos, pois apresentam baixa toxicidade e em nosso Pais temos inúmeras ervas que poder sem utilizadas.


Algumas Plantas utilizadas na Fitoterapia Animal.
Ø  Neem: combate ao carrapato o desidratando e causando má formação nos ovos:
Ø  Citronela: é tóxico para todos os estágios das pulgas, é um ótimo repelente;
Ø  Calêndula: cicatrizante, antialérgico, antifúngico;
Ø  Aloe-vera (babosa): cicatrizante, hidratante;
Ø  Camomila: realça os pelos dourados, calmante e cicatrizante;
Ø  Andiroba: repelente natural, atua como cicatrizante;
Ø  Erva-de-santa-maria: atua na prevenção das pulgas e verminoses.
Ø  Malaleuca: atua na prevenção de fungos, irritações cutâneas e alergias
Ø  Hamamelis: Planta rica em tanino, cicatrizante, combate oleosidade excessiva da pele.
Ø  Copaíba: Antisséptico, anti inflamatório, anti alérgico, antiparasitário, verrugas, desinfetante, antiulcerogênica.

Alguns tratamentos em que a Fitoterapia é utilizada na Medicina Veterinaria
Tártaro, problemas comportamentais e emocionais,  maus odores ocasionados pelos pets, cicatrizante, regulador intestinal, traumas, dores musculares, repelente de insetos, doenças de pele, anti-inflamatórios, etc.
Use de forma segura e consciente – para você e seus animais:
Procure orientação do profissional antes de usar qualquer Erva ou Planta Medicinal;
Compre Ervas Medicinais de fontes seguras;
Antes de prepara-las,  lave as mãos e os utensílios a serem utilizados;
A água utilizada nas preparações deve ser filtrada ou mineral;
Utilize o preparado (chá, infusão) por no máximo até 8 horas horas; 
A preparação quente que contenha ervas aromáticas deve permanecer tampada até que esfrie por completo;
Utilize utensílios como o vidro, cerâmica, ágata e porcelana que não liberam resíduos tóxicos na hora do preparo;
As ervas podem ser variadas para que o organismo não se “acostume”, evitando a redução de sua eficácia;
Evite longas terapias, já que o uso de medicação natural não significa total ausência de efeitos colaterais ou tóxicos;
Evite o uso associado de plantas medicinais com medicação alopática;
Mulheres grávidas ou em lactação, devem evitar o consumo de plantas medicinais;
Em caso de efeitos adversos, deve-se interromper o uso;

Fontes: Kali Nardino, consultor farmacêutico da Divine Shen; Sérgio Panizza, presidente do Conselho Brasileiro de Fitoterapia.

(*) Lembrando sempre que a prescrição deve ser feita por um médico veterinário ou profissional qualificado, pois, a eficácia só é garantida quando o uso é feito corretamente.

“Toda erva guarda em si um significado próprio. Como todo ser vivo devemos respeita-las, não devemos arranca-las de qualquer forma, retire apenas o que precisar e antes de tudo peça sua permissão”

Lembre-se as plantas medicinais devem ser ingeridas com critério. Para cada sintoma há uma parte da planta a ser utilizada. Consulte sempre um especialista da área medica veterinaria e fitoterápica. Nenhuma planta substitui o seu tratamento médico, porem pode complementa-lo.

“A diferença entre a cura e o veneno é a dose”

quarta-feira, 11 de novembro de 2015


"Li este texto e não pude deixar de compartilha-lo no meu blog, porque diz muito sobre o meu Amor pelas plantas medicinais, ornamentais.  Como não Amar???  Espero que gostem"
.
Suzana Cunha


Mulheres curadoras
Por Mani Alvarez
Erveiras, raizeiras, benzedeiras, mulheres sábias que por muito tempo andaram sumidas, ou até mesmo escondidas. Hoje retornam com um diploma de pós-graduação nas mãos e um sorriso maroto nos lábios. Seu saber mudou de nome. Chamam de terapia alternativa, medicina vibracional, fitoterapia, práticas complementares…são reconhecidas e respeitadas, tem seus consultórios e fazem palestras.
As mulheres curadoras fazem parte de um antigo arquétipo da humanidade. Em todas as lendas e mitos, quando há alguém doente ou com dores, sempre aparece uma mulher idosa e atualmente muitas mulheres mais jovens, para oferecer um chazinho, fazer uma compressa, dar um conselho sábio. Na verdade, a mulher “idosa” é um arquétipo da ‘curadora’, também chamada nos mitos de Grande Mãe.
Não tem nada a ver com a idade cronológica, porque esse é um arquétipo comum a todas as mulheres que sentem o chamado para a criatividade, que se interessam por novos conhecimentos e estão sempre à procura de mais crescimento interno. Sua sabedoria é saber que somos “obras em andamento”, apesar do cansaço, dos tombos, das perdas que sofremos… a alma dessas mulheres é mais velha que o tempo, e seu espírito é eternamente jovem.
Talvez seja por isso que, como disse Clarissa Pinkola, toda mulher parece com uma árvore. Nas camadas mais profundas de sua alma ela abriga raízes vitais que puxam a energia das profundezas para cima, para nutrir suas folhas, flores e frutos. Ninguém compreende de onde uma mulher retira tanta força, tanta esperança, tanta vida. Mesmo quando são cortadas, tolhidas, retalhadas, de suas raízes ainda nascem brotos que vão trazer tudo de volta à vida outra vez.
Por isso entendem as mulheres de plantas que curam, dos ciclos da lua, das estações que vão e vem ao longo da roda do sol pelo céu. Elas têm um pacto com essa fonte sábia e misteriosa que é a natureza. Prova disso é que sempre se encontra mulheres nos bancos das salas de aula, prontas para aprender, para recomeçar, para ampliar sua visão interior. Elas não param de voltar a crescer…
Nunca escrevem tratados sobre o que sabem, mas como sabem coisas! Hoje os cientistas descobrem o que nossas avós já diziam: as plantas têm consciência! Elas são capazes de entender e corresponder ao ambiente à sua volta. Converse com o “dente-de-leão” para ver… comunique-se com as plantas de seu jardim, com seus vasos, com suas ervas e raízes, o segredo é sempre o amor.

Minha mãe dizia que as árvores são passagens para os mundos místicos, e que suas raízes são como antenas que dão acesso aos mundos subterrâneos. Por isso ela mantinha em nossa casa algumas árvores que tinham tratamento especial. Uma delas era chamada de “árvore protetora da família”, e era vista como fonte de cura, de força e energia. Qualquer problema, corríamos para abraçá-la e pedir proteção.
O arquétipo de ‘curadora’ faz parte da essência do feminino, mesmo que seja vivenciado por um homem. Isso está aquém dos rótulos e definições de gênero. Faz parte de conhecimentos ancestrais que foram conservados em nosso inconsciente coletivo.
Perdemos a capacidade de olhar o mundo com encantamento, mas podemos reaprender isso prestando atenção nas lendas e nos mitos que ainda falam de realidades invisíveis que nos rodeiam. Um exemplo? Procure saber mais sobre os seres elementais que povoam os nossos jardins e as fontes de águas… fadas, gnomos, elfos, sílfides, ondinas, salamandras…
As “curadoras’ afirmam que podemos atrair seres encantados para nossos jardins! Como? Plantando flores e plantas que atraiam abelhas e borboletas, gaiolas abertas para passarinhos e bebedouros para beija-flores.
Algumas plantas ‘convidam’ lindas borboletas para seu jardim, como milefólio, lavanda, hortelã silvestre, alecrim, tomilho, verbena, petúnia e outras. Deixe em seu jardim uma área levemente selvagem, sem grama, os seres elementais gostam disso. Convide fadas e elfos para viverem lá.
Lembre-se: onde você colocar sua percepção e sua consciência, a energia vai atrás.
RITUAL PARA CRIAR UM CAMPO DE ENERGIA EM SUA CASA
·         Escolha uma planta para ser a Planta Protetora de sua casa.
·         Batize-a, perguntando-lhe o nome. O nome que vier à sua cabeça é este que ela está lhe falando. Isso é importante, porque você está estabelecendo um primeiro relacionamento com sua planta.
·         Converse com ela, conte-lhe alguma coisa – pode ser um sonho, um desejo ou uma intenção para a energia de sua casa.
·         Todas as vezes que for regar a planta, pense na sua intenção e reforce o seu propósito.
·         Agradeça sempre pela energia que ela está emanando para sua casa. Diga: Obrigada, Espírito da minha Planta Protetora, por você estar energizando essa casa. Este simples gesto significa que você confere existência e poder à sua Planta Protetora.

Este artigo foi publicado pelo Jornal 100% Vida de maio/2012
por Mani Alvarez * Coordenadora do curso de pós-graduação em Práticas Complementares em Saúde

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Olá, meu  nome é Suzana e sou Terapeuta. Trabalho com a Fitoterapia, Reiki, Auriculo, Florais de Bach, Cromoterapia, Radiestesia.

Dentro da Fitoterapia, elaboro sabonetes com extrato de ervas medicinais, aromatizantes, sais de banho, agua de lençol e tambem trabalho com a criação de Terrarios e Mini Jardim. Minha pagina no facebook é  https://www.facebook.com/4estacoesbySuzanaCunha e ficarei muito feliz com sua visita  para conhecer um pouco mais do meu trabalho e também se possível, se puder compartilhar com seus amigos.

Abaixo um pouco sobre a Fitoterapia (estudo das ervas medicinais). Escrevo para a Revista Mais Ibiuna - www.maisibiuna.com.br e esta matéria foi publicada na 23 Edição em Set de 2014. Espero que gostem.

Fitoterapia e seus caminhos para tratamento e cura.


Voces que acompanham minhas matérias, acredito que já compreenderam que sou uma pessoa totalmente apaixonada por plantas e também procuro sempre estudar seus caminhos de tratamento e cura das pessoas, animais e mesmo plantas, que podem ser curadas de suas doenças com suas “parentes” de outras espécies que estão disponíveis na Natureza para quem quiser utiliza-las, curar-se e o melhor de tudo conhece-las e difundir suas propriedades e maneiras de serem utilizadas.

Pensando nas diversas “Medicinas” que utilizam as plantas, este mês falaremos um pouco de algumas delas. Podemos dizer que são parte ou derivadas da Fitoterapia, uma vez que também utilizam parte ou totalmente as plantas em seus inúmeros tratamentos.

Durante o estabelecimento do Império Grego antigo houve uma transição, durante a qual caçadores passaram a integrar tribos nômades e depois comunidades, o que significou a necessidade do comercio e da agricultura. Nesta época Hipócrates, antigo medico e filosofo grego é considerado em diversas partes do mundo como o pai da medicina e de la pra ca, muita coisa aconteceu e continua acontecendo.

No mundo há uma diversidade de “Medicinas”, “Curas” e “Tratamentos” que incluem as plantas no seu dia a dia. São elas;
  1. *         Cura Xamânica
  2. *         Unani Tibb
  3. *         Medicina Tibetana
  4. *         Medicina Ayurvédica
  5. *         Medicina Tradicional Chinesa
  6. *         Aromaterapia
  7. *         Florais

Cura Xamânica; São os mais antigos herbalistas conhecidos de todas as culturas. São os Xamãs – homens e mulheres importantes, cujos instintos são elevados a um nível profundamente intuitivo, através de anos de treinamento para desenvolverem sua visão interior. Essa percepção profunda os tornam aptos a se comunicarem com as plantas e o mundo espiritual, além de visitarem outras realidades com o auxílio de seus aliados espirituais.

Atualmente o Xamanismo continua vivo, com algumas mudanças, entre povos nativos de áreas rurais onde o povo indígena está presente.

A crença de feitiçaria e magia, conhecida como bruxaria prevalece em muitas culturas xamânicas. Algumas dessas culturas distingue os Xamãs que curam dos feiticeiros que causam danos. Outras acreditam que os Xamãs têm o poder de curar ou matar.

Algumas Ervas mais utilizadas:  Cacto São Pedro, ogário das moscas e cabeças e chifres de animais.

Atualmente um grande número de terapeutas contemporâneos incluíram essas práticas tradicionais em seus trabalhos.

Unani Tibb: Entre os séculos IX e XIII a medicina greco-romana, de Hipócrates e Galeno, foi assimilada pelos árabes e dela desenvolveu-se uma tradição medica-árabe, conhecida como UNANI TIBB (conhecimento dos estados do corpo humano na saúde e na doença).

Muitos médicos árabes, foram responsáveis pelo desenvolvimento da medicina desta época. Acrescentaram suas descobertas à soma de conhecimentos herbalistas e botânico.  Avicena (980 a 1037) d.C. reuniu todas as informações que tinha a respeito da natureza das doenças, remédios de plantas, teorias aromáticas e médicas.
Aprofundou o processo de destilação e inventou o primeiro aparelho e método de destilação em alambique, para extrair óleo essencial das plantas aromáticas. Nesta época os óleos fragrantes eram usados por sua propriedade purificadora e restauradora. Considerava-se que eles reduziam os problemas emocionais destrutivos, como tristeza e medo, na saúde do corpo.

A Unani considera o corpo humano composto de sete elementos, responsáveis pela manutenção da saúde. Qualquer mudança em um deles trará o desequilíbrio. O elemento são: Elementos, Temperamento, Humor, Órgãos, Forças Vitais, Faculdades e Funções.

Algumas Ervas mais utilizadas: Sene, canela, coentro, cardamomo, Funcho, Alcaçuz.


Medicina Tibetana: É uma medicina muito evoluída, desenvolvida do conhecimento medico e da sabedoria do Ayurveda Indiano, da Medicina Tradicional Chinesa, da Grega e da Unani Tibb. Sua origem remonta do século VII. Tem suas raízes na filosofia budista e considera a doença física sempre ligada a doença mental, social e espiritual.

Sangye Menla, o Buda da medicina é respeitado como fonte de ensinamentos médicos e sua correta pratica.

Baseia-se no princípio de todas as coisas do cosmo, incluindo o ser humano, são compostos dos cinco elementos (terra, agua, fogo, vento/ar e espaço). Estes são símbolos de matéria, energia, coesão, movimento e espaço, que afetam a mente, assim como o corpo.

O tratamento com Ervas só é adotado, se após as mudanças de alimentação e na maneira de conduzir a vida não forem suficientes para corrigir o problema. Os tratamentos consistem principalmente em ervas medicinais, substancias minerais e em algumas situações, substancias de origem animal.

Algumas das Ervas: Alho, Canela, Genciana, Noz-moscada e Urtiga.


Medicina Ayurvédica: Ayurveda deriva de duas palavras em sânscrito: Ayur = “vida” e Veda = “conhecimento” ou “ciência”. É um sistema de medicina que constitui um modo de vida, que engloba ciência, religião e filosofia. Estimula o bem estar, aumenta a longevidade e pode, em última análise, permitir a realização pessoal.
É considerado o mais antigo sistema de saúde e suas raízes chegam a um passado de 5 mil anos. Desenvolveu-se nos confins do Himalaia e teve como fundamento a sabedoria de profetas espiritualmente iluminados.

Segundo a Ayurveda o primeiro requisito para haver saúde é estar com os doshas (pesquisar em medicina Ayurvedica) equilibrados.
Uma vez que o problema de saúde tenha sido diagnosticado e as causas do desequilíbrio estabelecidas são dados os tratamentos e conselhos sobre o estilo de vida.
Os tratamentos são 3 categorias principais: remédios naturais, regimes dietéticos e mudança no estilo de vida.
Algumas Ervas:  Endro, Neem, Mirra, Gymnema e Feno Grego


Medicina Tradicional Chinesa: A MTC é um sistema de cura tão antigo quanto a Ayurveda e seu passado pode ser traçado até 2500 ac. A medicina tradicional chinesa (MTC) refere-se a uma série de práticas médicas realizadas na China há milhares de anos. Ao contrário da medicina ocidental moderna, filosofia e modo de funcionamento giram em torno da natureza e do cosmos.

Parte da teoria dos antigos filósofos chineses, que reconhecem a existência de duas forças do universo: yin (energia negativa) e yang (energia positiva). Estas duas forças operando em oposição, ao complemento. Por exemplo, dia e noite, amor e ódio, vitória e derrota. Como esses pensadores argumentou, yin e yang estão presentes na natureza e nas relações humanas.

A medicina chinesa é baseada na observação e no conceito de "chi" (energia vital), que atravessa o corpo humano. É um regulador do equilíbrio emocional, mental e físico, que é afetada por duas forças opostas mencionadas, yin e yang. Portanto, na medicina chinesa, a doença ocorre quando há uma alteração do "chi" e um desequilíbrio entre as duas forças.

São 8 os principais métodos de tratamento da MTC; Fitoterapia Chinesa; Acupuntura, Tuina, Dietoterapia, Auriculoterapia, Moxabustão e Ventosaterapia.

Algumas Ervas: Artemísia, Astrágalo, Madressilva e Angélica Chinesa


Aromaterapia é um ramo da fitoterapia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo. Esta é a ciência que explora o uso dos óleos das plantas para benefício da sociedade.  O uso de Óleos Essências, de plantas perfumadas é muito difundido, e perfeitamente natural, já que os seres humanos apreciam o perfume das plantas há muitos séculos.
Os egípcios empregavam óleos aromáticos com pericia em seus unguentos medicinais e no processo de mumificação, além de usarem perfumes exatamente como usamos hoje.

Os romanos apreciavam os óleos aromáticos, preferindo as rosas a outras plantas, para a fabricação de vinhos, perfumes e seus famosos banhos. A história afirma que Cleópatra se banhava várias vezes ao dia com óleo essencial de rosas e botões de laranjeira.

O Óleo Essência de Rosa é um dos mais caros, devido a imensa quantidade de pétalas necessárias para extrair uma quantidade mínima de óleo essencial.

Óleos aromáticos também tem sido há muito relacionado com a cura. Desde o tempo de Hipócrates, banhos aromáticos, massagens e inalações já eram empregados no tratamento de todos os tipos de problemas de saúde.

Plantas e Ervas utilizadas:  Rosa, Alecrim, Canela, Lavanda, etc.

Floral: Os Florais foram descritos por Paracelso no século XVI, que os preparava a partir do orvalho que colhia das flores. Atualmente são mais conhecidos pelo Dr Edward Bach (1886-1936), que estudou medicina e se tornou um respeitado imunologista, patologista e bacteriologista.  Sua insatisfação com o efeito paliativo e não cura de algumas doenças pela medicina, que o motivou a continuar estudando, apoiando-se na crença de que a verdadeira saúde e bem estar se originam no interior e dependem da harmonia do corpo, da mente, das emoções e do espirito.

Dr Bach tinha um grande amor pela natureza e compreendeu intuitivamente, que remédios para a dor e o sofrimento emocional poderiam ser encontrados entre as flores, ervas e arvores.  Os florais são altamente diluídos e pela força da vida derivada da flor e contida no liquido com base aquosa, tem energia sutil, assim como os medicamentos homeopáticos. Tratam questões profundas de cada indivíduo, como; dificuldades emocional e mental, que criam bloqueios ao desenvolvimento espiritual e a realização plena do potencial de cada pessoa, trazendo bem estar espiritual, harmonia emocional e mental e equilíbrio, para que consigam compreender seu proposito e direção na vida.

Como podemos observar tudo o que temos hoje são derivados de séculos atrás e aperfeiçoados de tempos em tempos.

Nossa saúde depende do nosso bem estar. Assim, cuidem-se e fiquem sempre bem.